Os cabos de fibra ótica são feixes de “fios de vidro” muito puros, que foram revestidos por duas camadas de plástico reflexivo. Na extremidade desse cabo de transmissão de dados digitais, uma fonte de luz oscila entre o ligar e o desligar de forma rápida. A luz viaja através desses fios de vidro e, de forma ininterrupta, reflete fora do interior dos revestimentos em plásticos espelhados, desempenhando um papel conhecido como “reflexão total interna”.
Sistemas que são baseados em fibra ótica conseguem transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e podem, inclusive, levar vários sinais ao longo da mesma fibra, através de lasers de cores distintas.
Os cabos de fibra ótica são tão finos quanto um fio de cabelo, mas carregam a informação digital ao longo de longas distâncias.
Características:Nos dias de hoje há vários tipos de comunicações espalhadas por todo o mundo, e para atender às grandes demandas, a fibra ótica conta com dois tipos principais de cabos: o Monomodo e o Multimodo.
Monomodo: O tipo monomodo é utilizado para sinais de longas distâncias. É de um manuseio mais complexo e exige bastante técnica, além de ter um curso mais elevado. Usado mais para comunicações com redes locais, o sistema monomodo possui um diâmetro maior, e assim é possível transitar mais de um sinal através de LEDs e lasers.
Assim como tantas outras tecnologias, a internet via fibra ótica possui pontos positivos e pontos negativos; situações benéficas para o seu uso e situações em que essa opção de conexão não se encaixa tão bem. Veja aqui alguns prós e contras dessa tecnologia:
Vantagens:As fibras ópticas existem atualmente de dois modos:
A principal diferença na comparação de um cabo de fibra óptica e um de par trançado é a velocidade da transferência das informações e a ausência de interferências eletromagnéticas. Existem pesquisadores e especialistas em transferência de dados que conseguiram enviar 100Tb por segundo através de fibra óptica. O fator mais preocupante dos cabos de par trançado é a interferência eletromagnética, que em ambientes industriais são de grandes quantidades.
Em seguida deixamos um video mostrando o processo de fabricação da Fibra óptica