Em 30 de setembro de 2014, há exatos 7 anos, o Orkut se despedia de seus usuários. A rede social, criada em 2004 pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, viveu o auge durante a primeira década de 2000 e logo conquistou os brasileiros. Apesar disso, logo perdeu espaço com a concorrência do Facebook e Google+ e foi descontinuado pelo gigante de buscas.
Durante os quase 10 anos de existência, fez sucesso no Brasil de tal forma que, desde 2008, era gerenciado do escritório brasileiro do Google, em Belo Horizonte. Funções como scraps, depoimentos e as famosas comunidades, além de bate-papo incorporado, álbuns de fotos e a possibilidade de postar e compartilhar vídeos tornaram o Orkut bastante popular.
Em 2014, a rede social perdeu adeptos e o Google decidiu focar em outras plataformas, como o YouTube, Blogger e o novato Google+.
“Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus a ele e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”.
Paulo Golgher – diretor de engenharia do Google
Para os que ainda amam o Orkut, o desenvolvedor brasileiro Murillo Fagá desenvolveu um remake do Orkut. O site (que pode ser acessado clicando aqui) não tem nenhum vínculo com o Google, e pode ser acessado por qualquer pessoa que queira criar um perfil. O “Orkut brasileiro” possui praticamente às mesmas ferramentas da rede social original como os scraps e já possui várias comunidades.
Já o engenheiro que criou o Orkut, Orkut Buyukkokten, criou uma nova rede social – a Hello Network, que trás uma novidade interessante – às novelas gráficas. Para conhecer mas sobre a nova rede social do criador do Orkut, clique aqui.